Histórico do Museu
Histórico do Museu
Acervo do Museu
Tipos Populares de Itaúna
 

MUSEU MUNICIPAL
"FRANCISCO MANOEL FRANCO"

 

Foto do Museu "Francisco Manoel Franco"

Edificação de estilo eclético, construído em 1911 para abrigar a Estação Ferroviária de Itaúna, o que impulsionou juntamente com a Cia Industrial Itaunense e Santanense o desenvolvimento urbano e econômico do município. Nesta edificação a estação (RFFSA) funcionou até o ano de 1986.

 

HISTÓRICO


O Museu Municipal “Francisco Manoel Franco” situa-se na Pça João Pessoa, s/nº - Centro - (Pça da Estação)-Itaúna-Minas Gerais-Brasil. 


A implantação do Museu Municipal “Francisco Manoel Franco” foi consolidada com o intuito de resgatar e cultuar a memória de seus antepassados, bem como, preservar a cultura itaunense como forma de conciliar o passado com o desenvolvimento da cidade. Os ofícios encaminhados a RFFSA - Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima, no inicio da década de 90 apresentavam a intenção da administração pública em transformar a Praça da Estação, um espaço físico até então abandonado, em um local de visitação da população.


A idéia de revitalização do espaço ganhou força quando foi efetivada pela administração pública, a compra de um riquíssimo acervo fotográfico do fotógrafo Benevides Garcia. Foi quando houve a iniciativa de se criar um museu, que foi criado pela Câmara Municipal através da  Lei nº. 2.570 de 18.SET.1992, com o objetivo de preservar e divulgar a cultura em seus múltiplos aspectos, através de seu acervo e atividades pertinentes à sua área, promovendo o conhecimento da produção vivenciada pelo itaunense e colaborando para o desenvolvimento cultural da comunidade.


Em 29 de março de 1990, foi assinado um contrato com a Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima – RFFSA para, como Permissionária, utilizar do prédio da estação ferroviária de Itaúna. Em 1991, recebeu como Comodatária a título de empréstimo uma locomotiva de fabricação “Baldwin Locomotive Works”, ano 1919.


Em 1995 foi assinado outro convênio junto a Rede Ferroviária com o objetivo de realizar naquele espaço, projetos de natureza cultural, educacional e urbanístico, particularmente aqueles relacionados com a preservação, valorização e difusão do patrimônio da memória e das tradições ferroviárias, no âmbito do Município de Itaúna. Para isto o prédio recebeu uma restauração técnica, tendo em vista a manutenção de seus traços arquitetônicos originais.


Por extensão de todos estes envolvimentos, o que expressa o anseio dos itaunenses, o Museu age juntamente com a Educação, servindo funcionalmente à coletividade e principalmente aos jovens oportunizando a eles de terem uma visão da sociedade de modo abrangente no tempo e no espaço.

Hoje o Museu Municipal "Francisco Manoel Franco" conta com mais de 400 peças a disposiçao do público para apreciação.

FONTE DE PESQUISA: MUSEU MUNICIPAL FRANCISCO MANOEL FRANCO – Janete Rodrigues  e Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural, Artístico e Ecológico de Itaúna/Codempace