CAMINHOS E CIRCUITOS

Realização de pesquisas e relatórios executáveis na identificação de caminhos antigos, caminhos reais, variantes, inventários de sítios históricos e de lazer dos Circuitos Turísticos.
Atalho Bueno

 

“Atalho dos Bueno da Fonseca”, o dito “Caminho Real”

Cruz das Almas – Fazenda Água Limpa – Município de Carrancas

Foto – Érika Auriana Menezes Mourão Silva – Julho/ 2005

Voltar
Atalho dos Bueno da Fonseca

 

“Caminho Real”- Atalho dos Bueno da Fonseca:

Cruzília – Traituba – São João del-Rei

Fazenda Água Limpa – Município de Carrancas-Cruz das Almas

Voltar

Ponte de Pedra

“Caminho Real”- Ponte de Pedra:

Fazenda Água Limpa – Município de Carrancas-Cruz das Almas

Foto: Érika Auriana Menezes Mourão Silva – Julho/2005

Voltar

Ponte de Pedra

“Bacia das Almas”

“Atalho dos Buenos da Fonseca” – Cruzília a Traituba

Foto – Érika Auriana Menezes Mourão Silva – Julho /2005- ESTRADA REAL

Voltar

 

DETALHE:

CAMINHO VELHO

Carta Sertanista – 1793.

Voltar

 

DETALHE:

MAPA DO CAPITÃO FRANÇA – CONQUISTA DOS QUILOMBOS NO CAMPO GRANDE – 1760.

Voltar

 

 

Canais do Lavarejo (lavagem de ouro de aluvião) – Fazenda do Porto – Município de Luminárias.

Voltar

CIRCUITOS TURÍSTICOS

Circuito Verde Trilha dos BandeirantesCircuito Veredas do Paraopeba - Circuito Vilas e Fazendas de Minas - Circuito Trilha dos InconfidentesCircuito do OuroCircuito Vale Verde e Quedas D’Água Circuito Caminhos do Sul de Minas - Circuito Caminhos Gerais - Circuito Lago de FurnasCircuito dos Diamantes.
Voltar

HISTÓRIA REGIONAL

Cidades, bairros e lugares que não podem ser esquecidos pelo tempo; pesquisa histórica para edição de livros, folderes, matérias jornalísticas, documentários.

 

Oratório de São João Batista na Fazenda da Serra, Município de Carmo da Cachoeira, Sul de Minas Gerais.

Voltar

Oratório de Santo Antônio no interior da Fazenda Boa Vista, município de Itaúna.

Fonte: Museu Francisco Manoel Franco Itaúna – MG

Voltar

HISTÓRIA DE FAMÍLIA

Árvore Genealógica , história de vida, biografias sob o prisma da metodologia da história oral, pesquisa documental e iconográfica. Os feitos realizados pelos antepassados necessitam ser conhecidos pelas gerações futuras. Encadernação da História de Família para presentear em festas familiares como aniversários, bodas e outros.

 

 

Helena Leonídia Ribeiro Boari, D. Nenzinha da Fazenda Bananal (Carrancas); descendente de Manuel Alvarez Taveira, proprietário do porto de nº 3 no Rio Grande em 1734 ("Mapa de toda a Extensão da Campanha da Princesa feixada pelo Rio Grande e pelos registros que limitam a Capitania de Minas").

Voltar

MUSEUS

O processo de criação do Museu abrange desde o seu Regimento até a coleta de material para a sua composição.

MUSEU VIRTUAL – proposta inovadora, principalmente para as prefeituras, escolas e empresas, economizando compra de imóveis ou aluguéis, manutenção e despesa com funcionários.

Voltar

EMPRESAS

HISTÓRIA EMPRESARIAL

A Memória de uma Empresa necessita ser perpetuada: suas mudanças, o crescimento e seu desenvolvimento ao longo de sua existência, cuja trajetória incentivará gerações de colaboradores na construção de sua identidade. O resultado dessa pesquisa poderá ser usado como souvenires, presentes de final de ano, introdução de Agenda e outros.

MUSEU EMPRESARIAL

Criação de um Museu em um espaço físico da empresa, onde haja objetos, materiais iconográficos e documentais sobre a história da empresa.

MUSEU VIRTUAL EMPRESARIAL

Com relação ao MUSEU VIRTUAL EMPRESARIAL, nesse segmento é criado um site ou intranet com memória da empresa, reunindo depoimentos e material iconográfico, como foi citado para cidades, bairros e lugares, entre outros.

BIOGRAFIA DOS FUNCIONÁRIOS DA EMPRESA

Onde as histórias de vida são transformadas em livros e assim preservadas na forma mais concreta de se guardar uma história, estendendo-se ao operário-padrão, diretores, presidentes.

CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA

Criar em empresas uma estrutura física destinada a abrigar a memória empresarial, contendo informações, documentos e depoimentos catalogados para consulta; organização de arquivos históricos; criação de programas de história oral, de modo a dar suporte para a constituição de bancos de entrevistas de história oral.

Voltar

PROJETOS PARA PESQUISAS E PUBLICAÇÕES

TV, Revistas e Jornais

Dar suporte de pesquisa documental, documetários encomendados.

Documentários

A transformação da memória de uma empresa, família ou pessoa em vídeo, CD, ou DVD, com linguagem documental aliada á metodologia de história oral.

Publicações

Publicação de livros, opúsculos, almanaques, documentação primária inédita como diários de viagens, roteiros antigos; Estrada Real e suas Variantes; inventário de sítios históricos, de lazer dos Circuitos Turísticos.

Projetos Culturais

Formatação de projetos exclusivos para cada tipo de solicitação, prestando consultoria e assessoria nessa área, junto às Leis de Incentivo à Cultura.

Pesquisas e Projetos Histórico-culturais

Pesquisa histórico-cultural de qualquer tema ou época, utilizando fontes históricas, documentais e depoimentos.

Projetos Editoriais e Edição de Livros

Oportunidade de ver uma história transformada em livro; assessoria na execução do livro, desde o projeto gráfico, a diagramação e a revisão dos textos, até a produção e o acompanhamento gráfico.

Voltar

CEDOM – Centro de Documentação e Memória

Criar em escolas e empresas uma estrutura física destinada a abrigar a memória escolar ou empresarial, contendo informações, documentos e depoimentos catalogados para consulta; organização de arquivos históricos; criação de programas de história oral de modo a dar suporte para a constituição de bancos de entrevistas de história oral.
Voltar

PATRIMÔNIO CULTURAL

Formatação de projetos exclusivos para os segmentos de apoio cultural do Ministério da Cultura, da Lei 13.802 de Incentivo Fiscal, conhecida como Lei Robin Hood: 
elaboração e execução do Plano de Inventário dos bens culturais; de laudos anuais do estado de conservação, elaborados por técnicos habilitados, conforme a categoria do bem cultural; de relatório de vistoria em bens tombados pelo IEPHA e ou pelo IPHAN; de ações e investimentos na preservação de bens culturais; de Projeto de Educação Patrimonial tendo em vista, atividades culturais, de capacitação da equipe técnica de prefeituras e dos membros do conselho; iniciativas de Educação Patrimonial que envolva a população; dossiê de tombamento; laudo técnico acerca de estado de conservação, etc.
Voltar

Parceiros

  • Teslacomp - Soluções em Tecnologia da Informação
  • Grupo Musical Barroco em Palhetas
  • Anfitriã Light - Restaurante Casa
  • Cantinho da Roça - Biscoitos e Produtos Caseiros Dona Dirce
  • Museu Municipal Francisco Manoel Franco em Itaúna - MG
  • Anuncie no Empório da História!